Dicas de Etiquetas!

Dicas de Boas Maneiras!!



etiqueta, dicas e idéias para sua casa


Aqui estão algumas dicas sobres diversas situações que você pode se deparar a qualquer momento. Saiba como agir da maneira mais adequada, e com educação!

Se alguém cometer um erro de português não corrija na frente de todos, e caso tenha mais intimidade, quando estiverem a sós, fale do erro com muita delicadeza. E se você for corrigido, mesmo que não goste, agradeça.
Em uma viagem de avião, permaneça em seu lugar, não fique andando pelos corredores; ao ler jornal, não o abra muito, para não atrapalhar o passageiro do lado; antes de deitar o encosto da poltrona, verifique se a pessoa que está atrás não está utilizando a mesinha; fale baixo, não reclame da comida e não leve nada de lembrança, etc.
Se estiver comendo na casa de um amigo e encontrar um fio de cabelo na comida, seja discreto, não fale nada, e coloque o cabelo no canto do prato, para não causar constrangimento aos donos da casa.
Caso encontre alguém que pergunte: “fulano, se lembra de mim?”, se você não lembrar o nome, não precisa mentir, apenas fale “Claro que lembro, mas esqueci seu nome agora”.
Se por acaso deu um presente com preço, e percebeu só depois que a pessoa presenteada abriu, peça desculpas, mas não fique muito tempo se explicando e falando do assunto.
Não é correto utilizar “apelidinhos carinhosos” na frente de outras pessoas, deixe para quando estiverem a sós. É uma falta de respeito, educação e etiqueta com quem está perto.
O horário mais correto para ligar para a casa de alguém, é de 10 horas às 22 horas, mas quando a intimidade é maior com a pessoa, ela costuma especificar seus horários, como “durmo tarde, pode ligar até meia noite”, mas se disserem “acordo cedo”, já levem como uma indireta para que você não ligue tarde.

Se furarem fila na sua frente, não faça barraco ou fale alto para que a pessoa perceba, fale diretamente. Se não resolver, chame o gerente ou responsável pelo local.
fonte: etiqueta-social


Etiqueta no restaurante


Para a consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida Marcele Goes, membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI), quando se trata de comportar-se adequadamente em lugares públicos, o mais importante é tomar cuidado para aproveitar o momento sem atrapalhar as outras pessoas que estão lá fazendo o mesmo. “É imprescindível lembrar que todos buscam usufruir daquele momento agradável. Por isso, é importante prestar atenção para que as suas atitudes individuais não desrespeitem os limites do bem-estar coletivo”, argumenta.



A especialista lista seis regras de etiqueta importantes para manter a boa convivência e ter uma experiência gostosa sem atrapalhar os outros.


1. Cuidado com o celular

“Se as pessoas combinam de sair para fazer uma refeição juntas é porque querem conversar e usufruir da companhia umas das outras. O ideal é deixar o celular sem som e dedicar-se integralmente àquela convivência, dando atenção exclusiva à pessoa que está com você. As mensagens e ligações devem ser feitas somente em casos de emergência”, orienta a profissional.

2. Enquanto a companhia não chega

dicas de etiquetas


Neste caso, não há problema em fazer telefonemas. Tenha cuidado, apenas, para manter a conversa curta e o volume baixo, para que o assunto não seja compartilhado com todos em volta.

Não há nada pior do que sair com alguém que não desgruda do celular) Não há nada pior do que sair com alguém que não desgruda do celular .

3. Ao encontrar um conhecido

“Não há problema nenhum em cumprimentá-lo. Porém, é preciso prestar atenção para não interrompê-lo caso ele já esteja comendo, pois ele terá de se levantar ou terminar de mastigar rapidamente para conversar com você”, afirma Marcele. Além disso, a especialista enfatiza que não se deve forçar a situação de modo que a pessoa sinta-se obrigada a fazer um convite para você se sentar à mesa. “Apenas sinalize que a viu e seja breve”, aconselha.

4. Quando chamar o garçom?

Lembre-se que o garçom não está ali exclusivamente para atender você. Esclareça as dúvidas e chame-o de volta quando já tiver se decidido.

5. Atenção às crianças

“É imprescindível que elas não atrapalhem o momento de lazer dos outros”, enfatiza Marcele. “Não há nada mais desagradável do que ter a mesa balançada ou a cadeira esbarrada constantemente por crianças correndo pelo ambiente”, completa. Além disso, controle o barulho dos filhos. Se eles estiverem muito exaltados, leve-os para tomar um ar fora do restaurante até que se acalmem.


dicas de etiquetas

Brigou com o namorado? Peça a conta e vá embora Brigou com o namorado? Peça a conta e vá embora .

6. Brigou com o namorado?

Segundo orienta a consultora de imagem, se o clima azedou de vez entre o casal, o melhor a fazer é pedir a conta o mais rápido possível e deixar a briga para um ambiente reservado.
fonte: www.bolsademulher.com



Etiqueta do facebook


dicas de etiquetas


Comportamentos desagradáveis e gafes nas redes sociais estão cada vez mais frequentes, portanto, assim como em outras situações da vida, é preciso saber se comportar. É aí que entra a etiqueta no Facebook.
Estar atrás de um monitor não torna nossas atitudes menos relevantes, é preciso lembrar que do outro lado também há pessoas reais, vendo e analisando a forma como agimos e as decisões que tomamos.

Marcar alguém
Cuidado na hora de marcar alguém em uma foto, a pessoa marcada pode não gostar. Se você está em dúvida, peça autorização antes.

Mandar recado
Utilize o chat e o sistema de mensagens privadas do Facebook para enviar uma mensagem de caráter pessoal, afinal, ninguém precisa saber de seus assuntos pessoais.

Indiretas
Não tente resolver pela rede social um problema pessoal que você está tendo com alguém e muito menos fique enviando indiretas sobre o assunto. Enviar indiretas demonstra infantilidade e pode acabar atingindo uma pessoa não relacionada ao assunto.

Jogos e aplicativos

Solicitações de jogos e aplicativos podem ser muito desagradáveis. Quem já não ficou chateado ao visualizar uma notificação e verificar que era somente uma solicitação de aplicativo? Antes de enviar, considere se a pessoa que irá receber está realmente interessada.

Corrente
Evite compartilhar correntes, repetições excessivas podem fazer com que você seja tachado como chato ou sem opinião, além de entupir a página de seus amigos. Antes de repassar um conteúdo, verifique se você realmente gostaria de ter seu nome associado a ele.

Assuntos polêmicos
A diversidade cultural e social no Facebook é muito grande, então é preciso tomar cuidado ao expressar uma opinião sobre assuntos polêmicos como religião, política e sexualidade. O interlocutor pode se sentir ofendido. Em determinadas situações, o mais correto é simplesmente não opinar.

Falar mal da empresa
Não fale mal da empresa ou de seus colegas de trabalho no Facebook, além de ser nada elegante, pode atrapalhar sua carreira profissional ou até mesmo causar sua demissão. Já são muitos os casos de empregados que denegriram a imagem de suas empresas nas redes sociais e foram demitidos por justa causa.

Dupla personalidade
Tente manter uma coerência entre sua vida dentro e fora do ambiente virtual. Antes de se expressar pense se você realmente faria isto se não estivesse atrás de um monitor.


É muito bacana ter uma vida virtual em um perfil do Facebook, mas isto se torna um problema quando esta vida passa a substituir sua interação social cotidiana. O mundo lá fora é muito mais legal e emocionante!

fonte: http://www.dicasdeetiqueta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário