sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

10 maneiras de deixar a casa mais fresca sem ar condicionado

O tempo quente acaba com a nossa disposição e energia. Se durante o dia fica mais difícil realizar tarefas simples, à noite, o sono é o principal prejudicado. Quem não tem ar-condicionado em casa ou não quer extrapolar a conta de energia, existem alternativas mais naturais e baratas para manter a casa refrescada mesmo durante temperaturas altas. Confira as dicas selecionadas pelo portal Huffington Post:


Mantenha as cortinas fechadas
dicas e ideias para sua casaApesar de ser óbvia, essa solução é muitas vezes ignoradas. Evitar a incidência direta de raios solares faz uma diferença grande na temperatura interna da casa (de até 6º C). Quanto mais sombra, melhor.


Use as portas a seu favor
 Feche as portas dos cômodos que não serão utilizados durante o dia para evitar que o ar fresco escape para esses locais. Por outro lado, nas horas de temperatura mais amena (à noite), deixe todas as portas abertas, permitindo que o ar circule por todo o ambiente.



Troque os lençóis.

 A própria troca já garante um frescor maior. Porém, você irá se beneficiar ainda mais se usar somente roupa de cama 100% algodão, um tecido que respira melhor e permanece fresco.


Programe seu ventilador para girar no sentido anti-horário. Isso irá produzir um fluxo de ar com efeito de brisa.


Refresque-se de dentro para fora

dicas e ideias para sua casa

. Além de ajustar o ambiente, refresque seu corpo ingerindo bebidas de verão, como chá gelado e água, e coloque um pano úmido no pescoço e punhos. Vista-se de maneira confortável e arejada.



Ligue o exaustor.
 Caso você tenha exaustor no banheiro e/ou na cozinha, faça uso deles. Eles sugam o ar quente produzido pelo chuveiro e fogão e expulsam da casa.

Deixe a brisa noturna entrar.

dicas e ideias para sua casa


 Nos meses de verão, a temperatura tende a cair durante a noite. Aproveite este momento para refrescar a casa e deixe as janelas abertas. Vale a pena investir em uma tela para evitar a entrada de insetos.


Livre-se das luzes incandescentes.
 Se você precisava de mais um motivo para instalar lâmpadas fluorescentes em casa, aqui está ele: as luzes incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem, por isso, tornam o ambiente um pouco mais aquecido. Além disso, elas consomem mais energia elétrica.


Use a grelha.

dicas e ideias para sua casa

 Ligar o forno e mesmo o fogão irá deixar sua casa muito mais abafada. Sempre que possível, opte pelo grill, que, além de deixar a comida mais saudável, não produz tanto calor.



Faça alguns ajustes a longo prazo.
 Se você está mesmo comprometida a não usar o ar-condicionado, invista em algumas reformas que deixarão sua casa mais fresca. Janelas com isolamento térmico funcionam de modo similar às cortinas. Plantar árvores em frente a janelas que recebem luz direta do sol cria sombras e também ajuda a refrescar o ambiente, já que reduz o calor absorvido pelo ambiente.

fonte: Bolsa de Mulher

6 comentários:

  1. ótimas dicas, vou até colocar em praticas algumas que eu não estava fazendo. O calor aqui no Sul de Minas está castigando o povo, até carioca está reclamando.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, Mari, de grande ajuda para combater desidratação e outras doenças mais graves. Essa geoengenharia e essa guerra climática não perdoam ninguém!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Excelente, coisas que até sabemos, mas no corre-corre esquecemos de fazer. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Tenho uma empresa de hospedagem de sites e de loja virtual e gostaria de saber se vocês tem interessem em participar do nosso sistema de afiliados, nos pagamos 50% sobre qualquer indicado seu, fora isso o pagamento é recorrente enquanto o seu indicado continuar hospedando o seu site conosco você continua ganhando os 50% todo mês.

    Segui abaixo o link do meu site e do sistema de afiliados:

    http://uehost.com.br/

    http://uehost.com.br/programa-de-afiliados.php

    Muito Obrigado
    Aguardo resposta

    Att,

    Wellington
    Equipe UeHost.com.br

    ResponderExcluir