quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como Decorar Elegantemente uma Árvore de Natal

Uma árvore de Natal lindamente decorada pode acender o espírito natalino de qualquer pessoa!


Concepção Estética

dicas e idéias para sua casa


1) Escolha a árvore. A sua árvore é a sua tela, então é importante selecionar uma boa. Lindos enfeites não conseguem ajudar muito se for uma árvore desgrenhada. Algumas pessoas preferem ver e sentir o aroma de um pinheiro ou um abeto de verdade, enquanto outros gostam da segurança de uma árvore artificial. Seja lá qual for a sua escolha, aqui estão algumas coisas a se pensar:
Arrume uma árvore com um formato bom. Se você vai pegar uma árvore real, dê uma olhada nela fora da rede. Procure por galhos com o espaçamento igual e uma forma que se afina no topo. Se você vai montar uma árvore artificial, tente dobrar os galhos de maneira que seja possível ter alguns centímetros de espaço entre eles.
Monte o suporte e coloque uma saia de árvore de Natal para cobrir a base. Para árvores reais, você vai precisar de um suporte com um reservatório de água fundo, que só deve ser enchido depois que você colocar a árvore no lugar. Monte a saia da árvore no chão para que as agulhas caiam sobre ela, assim a limpeza fica mais fácil.
Considere comprar uma árvore que venha com as luzes. Se você já optou por uma árvore artificial, pense em comprar uma que já tem as luzinhas de Natal nos galhos. Para a maioria das pessoas, colocar as luzes é a pior parte - se puder pular este passo, você vai conseguir dedicar mais tempo e energia a outros aspectos da decoração da árvore.

2) Escolha uma combinação de cores. Se você decidir um esquema de cores, isso vai deixar a sua árvore com um visual coeso e completo. Lembre-se de escolher algo que não dispute com o cômodo onde está a árvore e que é possível que você tenha que abrir um espaço para enfeites especiais de família ou de infância que podem não combinar com o resto da decoração. Dito isto, aqui estão algumas combinações de cores populares que você pode tentar:
Cores clássicas de Natal, verde e vermelho. Destaque a árvore verde com enfeites vermelhos, guirlandas, fitas. Se você quer adicionar alguma extravagância com uma cor metálica, tente dourado ou prateado. Luzes vermelhas, verdes ou brancas frias funcionam melhor com este estilo.


dicas e idéias para sua casa

Cores de inverno, como azul, prateado e roxo. Use a sua árvore para imitar as cores brilhantes e geladas de um Natal com neve. Se você escolher este esquema, tente evitar misturar qualquer coisa vermelha, amarela ou dourada. Escolha luzes brancas frias ou azuis. Para um visual de inverno realmente minimalista, use apenas decorações brancas e prateadas.


dicas e idéias para sua casa

Cores metálicas, como dourado, prateado e bronze. A boa notícia é que cores metálicas são fáceis de misturar e você pode brincar com uma, duas ou três delas. Elas ficam melhor se forem acentuadas por luzes brancas frias.


dicas e idéias para sua casa

Cores frias ou quentes. Se você quer uma árvore que é um pouco mais diversificada, tente usar cores que são frias (com nuances azuis) ou quentes (com nuances vermelhas). por exemplo, uma árvore quente pode exibir decorações vermelhas, laranjas e douradas; uma fria pode ter verde, roxo, azul e prateado.

dicas e idéias para sua casa

dicas e idéias para sua casa



3) Escolha um tema (opcional). Algumas pessoas selecionam um tema específico para as árvores de Natal, como anjos, quebra-nozes ou flocos de neve. Um tema pode ajudar a manter a árvore coesa e também a se destacar se comparada a outras árvores.

dicas e idéias para sua casa

Se você normalmente tende a colecionar enfeites que têm um mesmo tema, esse pode ser um jeito divertido de decorar a sua árvore e aumentar a sua coleção.
Se você não é um colecionador temático, não se preocupe muito com isso - "Natal" já é um bom tema para a maioria das árvores!

4) Compre bolas de Natal (opcional). Pode ser que você já venha colecionando enfeites há anos e está planejando usar esses. Se não, agora é a hora de comprar um novo conjunto que vai fazer a sua árvore parecer elegante e clássica por muitos anos. Considere este fatores:
Procure pacotes com enfeites variados. A maioria das lojas vende caixas com 6 a 12 enfeites por um preço bem em conta. Você pode acrescentar mais enfeites interessantes e caros à mistura, mas esses pacotes variados de enfeites são uma ótima base para a decoração natalina da maioria das pessoas.
Escolha fosco ou brilhante. Se você só está usando uma cor de bolas de Natal, você pode tentar misturar enfeites que refletem muita luz com outros que têm um brilho mais fosco. Ou, outra maneira segura é escolher um ou outro: bolas brilhantes ou foscas.
Seja sensato na mistura dos tamanhos. Se você não quer ser ousado, mantenha todas as bolas mais ou menos do mesmo tamanho. Mas se você está confiante nas suas habilidades em decoração de árvores, você pode comprar alguns tamanhos diferentes para acrescentar interesse visual. Apenas certifique-se de misturar bem para que não fiquem uns aglomerados esquisitos de enfeites grandes ou pequenos.


dicas e idéias para sua casa

5) Escolha luzes pequenas. Luzes cintilantes em miniatura, ao invés de grandes lâmpadas, vão ajudar a deixar a sua árvore com um visual mais extravagante e requintado. Lembre-se, as luzes estão lá para acentuar a árvore, não para roubar a cena.
Tente escolher luzes que não toquem música ou pisquem e escolha uma cor que funciona com a combinação de cores.
Se você quer fazer uma escolha segura, use luzes brancas ou claras neutras.


 Decorando a Árvore


dicas e idéias para sua casa



1) Primeiro pendure as luzes. Colocar os fios de luzes pode ser a parte mais trabalhosa de enfeitar a árvore. Mas se for feito direito, vai fazer a sua árvore ficar mais mágica do que qualquer outra coisa que você faça. Siga estas dicas para ter sucesso máximo nessa tarefa:
Desenrole o fio de luzes na árvore, de cima para baixo, empurrando ligeiramente para dentro dos galhos para esconder o cabo.
Espaceje as luzes de maneira equilibrada. Se você não tem certeza se elas estão equilibradas, afaste-se uns 3 metros da árvore e aperte os olhos para ver. Cheque se existe algum espaço em particular que está brilhando demais ou muito escuro.


dicas e idéias para sua casa

2) Coloque guirlandas ou laços. Uma vez que você tenha colocado as luzes, você pode colocar qualquer outro enfeite na árvore. A sua escolha vai depender do seu gosto pessoal, mas considere estes três pontos:
Evite festões muito fofos. Cordões de festão muito fofo eram essenciais nas árvores de Natal do meio do século, mas hoje em dia estão fora de moda. Se você adora o festão ou gosta do visual cintilante, tente guirlandas de arame menores que têm pequenas figuras metálicas, normalmente na forma de árvores ou estrelas.
Também é difícil usar pendentes de plástico de uma maneira correta. Como o festão, cordões de pendentes de plástico com pequenas luzes dentro já foram mais comuns. Se você já teve sucesso usando estes pendentes no passado, provavelmente sabe como enfeitar de um jeito que não se perceba realmente o plástico; caso contrário, no entanto, escolha algo diferente.
Se você gosta de guirlandas de pipoca, as mantenha brancas. Isso significa: nada de usar pipoca que já vem com manteiga. Para um visual o mais elegante possível, estoure a pipoca você mesmo; assim, você terá uma linda guirlanda branca invernal, ao invés de tingida de amarelo.
É difícil errar utilizando-se guirlandas de miçangas plásticas ou de metal. Desde que você escolha uma cor que combine com o seu esquema de cores e um tamanho que seja delicado, cordões de estrelas ou miçangas metálicas provavelmente vão ficar ótimos na sua árvore. Faça uma distribuição equilibrada da guirlanda nos galhos mais para fora da árvore, da mesma forma que você fez ao colocar as luzes.
Use fita aramada. Se você quer colocar uma guirlanda de fita, escolha o tipo que segura a forma, ao invés de despencar. Escolha uma fita de largura média para que o laço ainda seja largo o suficiente para ser visto de longe, mas não largo demais que torne difícil passar ao redor da árvore. Adicione pequenos laços, distribuídos de maneira equilibrada ao longo do comprimento da fita, para ficar ainda mais bonito.


dicas e idéias para sua casa

3) Coloque um enfeite no topo. Colocar uma ponteira de árvore "antes" dos outros enfeites pode parecer uma loucura, mas pense desta forma: se algo der errado, você não quer ter que gritar "madeeeira!" para uma árvore que está caindo cheia de enfeites preciosos de fibra de vidro. O tipo de ponteira que você vai escolher depende do tema e do visual da sua árvore, mas aqui estão algumas opções muito populares:
Estrela
Anjo
Um laço bonito
Imitação de folhas de azevinho e frutas vermelhas
Um grande floco de neve
Cruz cristã


dicas e idéias para sua casa

4) Deixe os enfeites por último. Já que os enfeites são a parte mais delicada e móvel da decoração, é melhor deixar para colocá-los depois que a sua árvore estiver pronta. Comece no topo e vá para baixo, tentando distribuí-los de maneira equilibrada. Lembre-se de colocá-los um pouco para dentro da árvore para dar profundidade.
Se você está misturando bolas de natal e outros enfeites especiais, coloque as bolas primeiro. Pense nelas como a sua base. Depois você pode escolher onde quer distribuir os enfeites que chamam mais atenção, assim todos podem ser vistos e ficam integrados ao resto da árvore.
Pense na parte de baixo da árvore. Se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, você deve evitar colocar qualquer item muito especial nessa área onde pode ser facilmente arrancado. Ao invés disso, considere preencher a área com luzes ou guirlandas extras.
Você até pode usar coisas que não são feitas para a árvore. Balas em forma de bengala ou outras gostosuras são uma adição popular para as crianças. Tente, também, objetos da natureza, como frutas e pinhas.


Dicas:

Monte a sua árvore perto da janela. Isso vai ajudar a deixar a parte de fora da sua casa com mais espírito natalino.
Guarde os enfeites especiais em caixas para que eles não se quebrem quando você guardá-los para o ano seguinte.
Muitos lugares oferecem serviços de remoção de árvores naturais para serem cortadas e compostadas depois dos feriados. Pergunte à sua prefeitura sobre isso.
Lembre-se: você não precisa usar todos os itens de decoração que tem. Às vezes, menos é mais.
Compre enfeites para o ano seguinte logo depois do Natal, quando eles estão em promoção.
Outra forma de manter a árvore viçosa é colocá-la num balde de água. Você pode usar tijolos para levantar a árvore o suficiente para que o balde não interfira com os galhos de baixo. Cubra o suporte ou o balde com um cachecol ou uma coberta colorida.

Arrume uma árvore que ainda tenha as pontas dos galhos intactas. Uma árvore tosada é mais barata, mas parece menos natural do que as que têm mais algulhas soltas.

Avisos: 
Alguns enfeites melhores quebram facilmente. Não os pendure em galhos fracos, na parte mais baixa (principalmente se você tiver crianças ou animais) ou muito na ponta.

Árvores de Natal pegam fogo facilmente. Não use uma quantidade enorme de luzes e não use uma árvore natural em áreas secas.

fonte: http://pt.wikihow.com

Um comentário: