quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Vamos aprender a economizar água, dentro de Casa!! Dicas

dicas e idéias para sua casa

Carolina de Faria é uma publicitária e mora na cidade de São Paulo (SP). Ela e sua família economizam 14.600 litros de água por ano! Cada vez que tomam banho, enchem um balde de 10 litros. "É assustador pensar que chegávamos a desperdiçar 40 litros por dia, 1.200 litros por mês e 14.600 litros por ano. Felizmente, isso não acontece mais", conta Carolina. Conheça a sua história:

"Há cinco anos, quando mudei de casa com a minha família, achei que nossa nova residência poderia colaborar com o planeta. Como ela tinha um chuveiro a gás, pensei que íamos economizar energia elétrica na hora do banho.


Mudei de opinião recentemente, quando li em uma reportagem que o chuveiro a gás é o menos ecológico. Fiquei surpresa. Isso ocorre porque a água só esquenta quando passa pelo aquecedor. Então, enquanto o chuveiro está desligado, toda a água parada no encanamento entre o aquecedor e o chuveiro acaba esfriando. Quando o chuveiro é aberto, demora cerca de um minuto para a água aquecida percorrer essa distância e chegar ao banheiro - tempo suficiente para desperdiçar uma boa quantidade de água.

Alertei minha família sobre isso e meu pai teve uma excelente ideia: aproveitar a água fria que dispensamos. Colocamos um balde debaixo do chuveiro e reutilizamos essa água para lavar roupa, quintal, calçada e carro. Afinal, estamos falando de água limpa!

Todo mundo lá em casa topou na hora! Já faz um mês que adotamos essa atitude. Tomamos o cuidado de tampar bem os baldes na lavanderia para não criar focos para o mosquito da dengue. Desde criança, fui educada para usar a água de maneira consciente. Tomo banhos rápidos - cinco minutos, em média -, deixo a torneira fechada enquanto escovo os dentes e entrego o óleo de cozinha usado em uma fábrica de sabão para não poluir a água. Sei que pequenas ações como essas fazem diferença. É gratificante poder contribuir para a saúde do planeta!"

fonte: MdeMulher

Um comentário:

  1. Dicas Valiosas.
    Parabéns pela matéria.
    Abraços,
    http://www.calculoimc.net.br/
    http://detransimulado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir