sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Prepare a casa para receber os bons fluidos do novo ano

Organizar armários e encarar uma faxina pesada antes da virada é forma objetiva de começar o ano com espaço para novidades e boas energias




O final do ano é a melhor época para acabar com a bagunça acumulada ao longo dos meses e caprichar na limpeza dos ambientes da casa para que se possa começar um novo ciclo do zero. A faxina deve ter início na lavagem dos tecidos – capas de sofá, cortinas, tapetes e cobertores –, que raramente são lembrados na arrumação diária.




O segundo passo é fazer a limpeza profunda da cozinha e do banheiro, incluindo rejuntes mofados e ralos entupidos, sempre observando quais produtos são indicados para cada local. “Estes ambientes têm mais necessidade de uma faxina pesada por que juntam muita sujeira”, diz Cintia Covre, personal organizer. “A organização da casa deve continuar pelos espaços que estiverem desarrumados. Um armário de roupa cheio ou aparador pouco funcional são bons exemplos de onde começar”, afirma.


E não se esqueça de organizar inclusive as atividades da faxina. Reúna baldes, produtos de limpeza indicados para cada área e panos (nada de misturar e contaminar a casa inteira). O próximo passo da arrumação é fazer um “pente-fino” nos ambientes. “Isto significa jogar fora tudo aquilo que não tiver utilidade – sejam papéis, roupas ou quinquilharias – e reorganizar a casa”, diz João Pedro Fidelis, gerente operacional da empresa de limpeza Maria Brasileira. 


Os itens que permanecerem na decoração deverão ser limpos e recolocados no lugar.
A mesma operação – retirada dos itens sem utilidade e limpeza do local – deve ser replicada nos armários, incluindo maleiros e sapateiras. “Verificar o estado dos cabides também é essencial. Modelos iguais e finos ocupam menos espaço, por isso, são mais indicados. Recorra a estruturas específicas para peças como saias e calças, organize segundo a cor ou o estilo”, diz Cintia.

Outra preocupação no momento da limpeza é arrumar os documentos espalhados.


 Separe contratos, fotos, cartões, recibos, pendências, anotações e contas, organize tudo por tipo e data e depois guarde corretamente os itens em pastas e caixas devidamente etiquetadas. “Verifique o que realmente tem validade e precisa ser guardado por algum tempo”, lembra a personal organizer.
A estante é mais um espaço a ser ordenado com cuidado e atenção.

 Livros mal cuidados devem ser restaurados e fios dos equipamentos escondidos (em cestas, compartimentos internos e caixas). Uma boa alternativa para manter a ordem dos exemplares é apostar em uma sequência de assuntos comuns.

fonte: http://delas.ig.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário