quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Como Cuidar de Tulipa

Muitas vezes podemos ter em nossa casa ou jardim, mas para isso é sempre bom saber qual é a melhor forma de cuidar delas, pois cada uma requer cuidados especiais.


Uma das mais lindas paisagens do mundo são as flores, existem uma infinidade delas, podendo variar de tamanhos, cores, texturas, cheiros etc. Muitas vezes podemos ter em nossa casa ou jardim, mas para isso é sempre bom saber qual é a melhor forma de cuidar delas, pois cada uma requer cuidados especiais. Uma das dicas mais importante é que elas não gostam de clima quente.

Como Escolher?

Na hora de adquirir um vaso de tulipas, prefira aquele com as flores ainda em botão. Dessa forma, você terá as belas tulipas por mais tempo. Tulipas são flores de primavera alegres, que chama a atenção em toda a volta. Estes simples botões dão a impressão de serem fáceis de cultivar, mas isso nem sempre é verdade.

Como cuidar enquanto o vaso estiver com flor

Mantenha o vaso em local fresco, com boa luminosidade, mas longe de ventos e do sol forte.

Certifique-se que o local receba luz adequada nos períodos mais frescos do dia e fique sombreado nos períodos mais quentes.
Se o local estiver muito quente, você pode colocar na terra uma ou duas pedras de gelo para que refresque. A tulipa é uma planta que gosta de sol, mas precisa da baixa temperatura do inverno.
A planta deve ser regada diariamente, mas tome cuidado para não por água em excesso, pois faz com que se desenvolvam fungos que apodrecem as raízes, matando a planta.
Não se esqueça de tirar todas as folhas mortas da planta, para que não atrapalhe seu desenvolvimento.

Se murcharem?


Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas.
Depois da primeira floração a flor murchará, por isso espere que todas as folhas tenham secado e corte-as com a ajuda de uma tesourinha.
Corte o caule e desenterre a planta, você encontrará uma espécie de cebola, que é o bulbo da tulipa.
Lave o bulbo com água corrente, esfregando o resto de terra e deixe secar ao sol. Enrole o bulbo limpo e seco em um saco de papel e guarde na geladeira até o outono chegar.


Replantando



O outono é a época para rebrotar a tulipa, por isso coloque o bulbo num vaso com 4 partes de terra, 4 partes de areia e 2 partes de composto orgânico, que podem ser encontrados em qualquer casa de jardinagem. O vaso deve ficar ao sol até brotar, e você deve regá-lo apenas quando o vaso estiver seco. Depois que brotar, coloque na sombra com banhos de sol diários, nas horas mais frescas do dia.
 Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinquenta dias.
Todo esse processo tem como objetivo simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a voltar a brotar.

fonte: http://www.dicatual.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário