quinta-feira, 3 de outubro de 2013

13 dicas para ajudar a manter a sua casa em boa forma e sempre limpa.

Estamos quase na altura de fazer a limpeza de Primavera. Para facilitar um pouco esta grande tarefa, aqui ficam 13 dicas para ajudar a manter a sua casa em boa forma e sempre limpa.

1.       Limpar aço inoxidável
Para manter o inox limpo e brilhante sugerimos que aplique uma pequena camada de spray de limpeza que contenha bastante cera pelo menos uma vez por semana. Não use muito, você não quer que a superfície se torne gordurosa. Limpe a superfície com um pano seco e nunca use óleos para limpar inox. Os óleos vão deixar gordura e consequentemente marcas de dedos e sujidade agarrada à superfície. Também não deve usar produtos de limpeza que contenham lixívia nem produtos abrasivos. Finalmente, não use esfregões de louça para limpar inox, mesmo os mais moles podem riscas a superfície.

2.       Organizar armários
Organizar os seus armários é o primeiro passo para organizar o resto da sua casa. Livre-se das suas roupas e acessórios que já não usa e organize o resto de forma a facilitar a forma como se veste de manhã. O seu armário vai ficar limpo, organizado e vai poupar algum tempo de manhã.

3.       Remover manchas e odores
Para remover manchas e odores de sofás, almofadas, colchas, etc, comece por esfregar a nódoa o melhor que conseguir. Coloque um plástico entre o tecido manchado e o forro de forma a que a sujidade não passe para dentro. Agora continue a esfregar e a passar por água a mancha. Use água fria para lavar. Quando conseguir tirar a mancha, se ainda houver algum cheiro residual, passe uma mistura de metade água e metade vinagre no tecido.

4.       Limpar paredes pintadas
Para limpar paredes pintadas comece com um pano ou esponja e água. Para as zonas mais complicadas, use água com um pouco de detergente da louça. Nunca se esqueça que produtos de limpeza com solventes mais fortes podem danificar a tinta. Sempre que necessitar de aplicar detergente na parede para remover alguma sujidade lembre-se sempre de passar bem por água toda a parede.

5.       Crie um ambiente diferente
Apesar de não ser um dica de limpeza, criar um ambiente diferente é algo que se deve fazer quando estiver a fazer a sua limpeza de Primavera. Troque o estilo das suas roupas de cama, das suas toalhas, da toalha de mesa, etc. Vai ver que a sua casa ficará completamente diferente.

6.       Limpar carpetes
A melhor solução para ter carpetes sempre limpas é nunca usar os seus sapatos dentro de casa. Tente aspirar as carpetes diariamente usando um aspirador potente. Pelo menos uma vez por ano, deve chamar técnicos especializados para efectuarem uma limpeza a fundo nas suas carpetes.

7.       Tratar dos seus azulejos
Os azulejos do seu banheiro e da sua cozinha devem ser limpos com um produto de limpeza com PH neutro. Também pode usar uma mistura de soda com água, meia chávena de soda para 5 litros de água. Esta mistura é muito boa para limpar chão de mosaico. Para limpar as juntas dos azulejos, use a mesma mistura mas aplicada com uma pequena escova.

8.       Remover manchas do balcão de pedra
Ver-se livre das manchas em balcões de granito pode ser difícil. Em primeiro lugar deve limpar as manchas o mais rápido possível. Uma coisa que deve fazer assim que o seu balcão é instalado é mandar selar o balcão várias vezes. Um balcão de pedra bem selado vai fazer com que a água forme pequenas gotas quando é vertida sobre a pedra.  Para as manchas, tente uma solução de meia chávena de amónia para 3 litros de água. Para manchas de café e sumo, use a mesma mistura mas mais diluída.

9.       Reorganize as prateleiras de livros
Os seus livros devem ser organizados por assunto e tamanho. Remova quaisquer capas duplas que possa estar rasgadas. Coloque os seus livros na posição horizontal e vertical para acabar com a monotonia das linhas verticais.

10.   Limpar tapetes
Os grandes tapetes que usamos em casa devem ser limpos a fundo de 5 em  5 anos. Limpar demais um tapete contribui para o seu desgaste. Os tapetes feitos com seda só devem ser limpos de 20 em 20 anos. Para limpar manchas no seu tapete, tenha sempre uma garrafa de soda ou água com gás em casa. Deite um pouco de água com gás na nódoa e deixe ficar durante uns minutos, depois é só esfregar e passar por água. Repita o processo tantas vezes quantas for necessário. Para manchas de sangue use leite em vez de soda
.
11.   Tratar de pavimento de madeira


O segredo para manter o seu chão de madeira sempre novo é  evitar qualquer coisa que possa criar riscos na madeira. Use pratos por baixo de vasos de flores para evitar manchas de água. Use protectores nos pés dos móveis para não riscar o chão e use sempre uma esfregona suave com produto apropriado para madeira na limpeza do seu chão.

12.   Polir prata
Para limpar os objectos de prata, use pasta de dentes. É um produto pouco abrasivo e solúvel em água. Nunca coloque prata dentro da máquina de lavar louça e sempre que não esteja a usar os objectos de prata, coloque-os dentro dos seus sacos de pano.

13.   Limpe correctamente
Use o tempo que planejou para limpezas correctamente. Quando for limpar a sua casa, limpe as pratas, lave as janelas, limpe as lâmpadas do candeeiro, limpe paredes. Se realmente limpar tudo, então o resultado final vai ser tão bom que você vai ficar super satisfeito com o trabalho.
 fonte: http://www.decoracaoebricolage.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário