segunda-feira, 15 de julho de 2013

Bonsai, a natureza dentro de casa

Os moradores de grandes centros urbanos costumam buscar dentro de casa um contato maior com a natureza. Junto com flores e plantas tradicionais, alguns recorrem à filosofia oriental e adotam o bonsai para enfeitar o ambiente.




A palavra bonsai significa "cultivado em bandeja". Ou seja, são pequenas árvores plantadas em bandejas ou vasos. O cultivo tem como foco fazer uma réplica em miniatura de árvore natural.

O bonsai é originário da China e muito divulgado pelos japoneses, mas há indícios de que médicos indianos utilizavam bonsais para carregar plantas medicinais em suas visitas clínicas.


Mesmo em miniatura, as árvores geram frutos e flores do tamanho natural. Seu tamanho varia de 5 a 120 centímetros, por causa das constantes podas realizadas nas raízes e nas copas, além do espaço limitado para que elas cresçam.

O paisagista Rui Fukushima, responsável pela paisagem na Exposição de maquetes Templos e Palácios Japoneses no Palácio do Governo de São Paulo em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, explica que ter um bonsai é uma maneira de trazer a natureza para dentro de casa, assim como com o Ikebana e o Jardim Japonês, outras artes orientais.

"São filosofias de vida e longevidade. É um modo de trazer para dentro da casa aquilo que você não pode conseguir na natureza. Se você gosta de uma árvore muito bonita, pode trazer aquela imagem para sua casa com um bonsai. É para ter o verde em casa, ter o que você admira na natureza perto de você", diz.


Segundo o especialista, as árvores custam entre R$ 70 e R$ 5 mil. As mais baratas costumam ser falsificadas e não duram muito tempo. Por isso, é bom pesquisar antes de adquirir uma, mesmo que o valor seja alto.
fonte:http://maisequilibrio.terra.com.br/





ONDE COLOCAR UMA ARVORE DE BONSAI!




Onde se deve colocar o bonsai ?





Embora sejam pequenos, os bonsais são tão árvores como as grandes. Se compreendermos bem isto, não nos será dificil compreender onde os temos de colocar. Os bonsais têm de viver onde recebam o sol e o ar, onde possam receber com alegria a chuva e sobretudo onde lhes chegue bem a umidade da noite. Um terraço, uma varanda, um jardim ou simplesmente uma janela, será o lugar ideal para colocar o bonsai.

Naturalmente que as temperaturas altas e o sol forte do verão ou as geadas do inverno podem afetá-los. Quando chegarem estas temperaturas extremas, os bonsais agradecerão que os protejamos. Mas logo que tenha passado o momento de perigo, devemos voltar a colocar as árvores em seu lugar, onde vivem com comodidade.

Como proteger as árvores do calor do verão

As árvores extraem a água da terra com as raízes e conduzem-na pelo tronco e os ramos até as folhas. As folhas evaporam uma grande quantidade de água. Se o tempo é seco e quente, as folhas evaporam ainda mais água, tal como a roupa estendida seca muito mais depressa nos dias de sol e vento.

Embora não deixemos de regá los, se o calor é demasiadamente forte, pode acontecer que as folhas cheguem a evaporar mais água do que a que lhes chega pelas raízes. Se isto chegar a acontecer, podemos ter queimaduras nas pontas das folhas, principalmente nas árvores de folhas grandes e tenras. Para impedir que isto aconteça, devemos proteger os bonsais dos ventos e do sol, simplesmente deixando-os a meia sombra de uma árvore ou planta maior.

Proteção das geadas

Quando chega o inverno, as temperaturas descem. Os bonsais diminuem a sua atividade e preparam-se para suportar o frio. Se as temperaturas não são extremadamente baixas, embora pela noite chegue a gelar, a maior parte das nossas árvores não precisam de nenhuma protecão. Isto não acontece com os Bonsai de espécies tropicais, chamados de interior, que, mesmo que não gele, não aguentam as baixas temperaturas. Estas árvores de origem tropical devem ser protegidas do frio, colocando-as onde não cheguem as geadas, numa estufa, ou
dentro da casa.

Como colocar o bonsai dentro de casa

Não há plantas de interior com condições que permitam o seu cultivo. Os bonsais não são uma exceção a esta regra. Como vimos, sempre que for possÍvel, os bonsais devem situar se adequadamente no exterior. Isto não impede que possam viver, inclusive durante longas temporadas, no interior das casas. No entanto, dentro de casa não costuma haver condições adequadas para o desenvolvimento de uma árvore. Falta luz e umidade, o que limita a vida dos bonsais. A adaptação de um bonsai no interior de uma casa, vai depender do fato de o local reunir estas condições de luz e umidade.

Em termos de luz, o lugar ideal para colocar um bonsai dentro de casa, é sempre muito perto de uma janela grande e bem iluminada (sem cortinas). A distância máxima da janela deve ser de um metro e meio aproximadamente.

FONTE: http://www.paisagismobrasil.com.br/

Quanto a umidade, o ambiente das casas é de uma maneira geral, seco demais para o bom desenvolvimento das árvores. 0 melhor lugar para ter o bonsai dentro de casa será uma sala fresca, e devemos colocá los longe dos aparelhos de calefação, chaminês ou aparelhos elétricos do lar que desprendam calor, como o televisor.

Que espécies se adaptam melhor ao interior

Em geral os bonsais de espécies tropicais (Ficus, Sageretia, Serissa, Carmona, etc.) resistem melhores condições de interior. No outro extremo, as coníferas e as árvores de folha caduca (pinheiros, zimbros, faias, etc.) resistem mal ou não resistem as condições de interior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário