segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dicas para manter a casa sempre limpa e arrumada


1. Evite que a sujeira entre
Ponha bons capachos em todas as entradas da casa. Assim, boa parte a sujeira fica do lado de fora da porta. 

Quando eu era criança, lembro de que era falta de educação entrar na casa dos outros sem tirar os sapatos. Acho isso um exagero, mas também impede que muita sujeira entre na casa - principalmente em se tratando de crianças. Nesse caso, é bom ter um local específico para deixar os sapatos (para não ficar aquele monte de sapatinhos amontoados sobre o capacho).


2. Não deixe a pequena desordem virar um caos
Arrume as pequenas desordens à medida que se formarem e não terá de enfrentar uma tarefa muito grande ao fim do dia. Passou pelo quarto e viu um par de meias no chão, não custa nada pegá-lo e pôr no cesto de roupa suja antes que o chão do quarto vire um cesto de roupa suja.
É o tipo de dica que devemos educar nossos filhos a seguir: molhou, secou; caiu, juntou; usou, guardou.


3. Sujou, limpou
Essa dica é importante principalmente em se tratando de líquidos derramados e outras coisas que podem causar manchas ou outros danos. Além de ser mais fácil de limpar quando a sujeira é recente, evita-se manchas ou danos permanentes.


4. Leia o rótulo dos produtos de limpeza
Parece besteira, mas nos rótulos dos produtos de limpeza há informações importantes sobre tempo de ação do produto, modo e indicações de uso. Usando os produtos da maneira correta, economizamos e obtemos resultados mais satisfatórios.


5. Tenha uma rotina
Estabeleça uma rotina de limpeza/arrumação para manter a casa funcionando de modo eficiente. Assim, mesmo que esteja muito ocupada, pelo menos saberá que deu conta do básico a cada semana.


6. Aproveite os intervalos para realizar pequenas tarefas
Arrumar uma gaveta ou a bolsa, dobrar ou pendurar roupas, dar uma vassourada na cozinha, descer com os sacos de lixo, verificar correspondências ou e-mails e outras tarefas miúdas podem ser realizadas nos intervalos comerciais de seu programa favorito ou nos intervalos ociosos entre uma tarefa e outra.


7. Limpeza de cima a baixo
Quando for fazer a limpeza detalhada, sempre começar por cima e ir descendo. Assim evita-se de ter de relimpar algo porque caiu poeira ou líquidos em partes já limpas.


8. Esconda a bagunça
Prateleiras abertas são práticas por deixar tudo visível e à mão. Mas, exatamente por isso, tendem a deixar o ambiente com ar de bagunçado e dificultar a limpeza (tudo fica exposto aos olhos e à poeira). Facilita muito deixar a maior parte das coisas dentro de armários com portas e usar as prateleiras apenas para as coisas que serão manuseadas com maior frequência.


9. Não invente desculpas para fugir da limpeza
Se você se programou para efetuar determinada tarefa no horário X, nem pense em sentar na frente do computador nesse horário. Cumpra os compromissos que você fez a si mesma.


Se alguém tiver mais dicas, pode colocar aí nos comentários.

fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário